sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Onde estariam os demônios nos dias de carnaval?

0 comentários
Conta-se uma história que na Idade Média um monge pediu em suas orações que ele pudesse ver o mundo espiritual, que pudesse enxergar os anjos. Essa graça lhe foi concedida então logo viu seu anjo da guarda e se pôs a dialogar com ele pelo caminho. Logo viram uma grande cidade na qual havia um demônio em sua entrada, o anjo lhe disse que ele guardava a cidade pois ali havia muito pecado.

Andando mais, chegaram e entrada do mosteiro e viram que havia uma nuvem negra sobre eles, o anjo lhe disse que era uma legião de demônios que estavam ali para tentar aqueles monges que buscavam uma vida santa. O anjo lhe explicou que na cidade o demônio já não tinha mais “serviço” a ser feito, o povo já havia aceitado a vida proposta por ele enquanto no mosteiro os monges batalhavam pela santidade de vida.

Respondendo a pergunta: Ora, nesses dias os demônios estão nos retiros, nas casas em que as pessoas só querem descansar, atrapalhando aqueles que se preparam para quaresma, enfim, tentando aqueles que ainda lutam contra ele.

Por mais que ele nos tente, nos induza a algo, a decisão de pecar ou não é sempre nossa. Quem já tomou a decisão de se entregar a algum desses acontecimentos carnavalescos onde a promiscuidade é comum, já havia aceitado as tentações a muito tempo, ele só vai aproveitar a propícia situação para consuma-las. O carnaval é como a cidade que é guardada por apenas um demônio por que ali o serviço já foi feito.

Que Nossa Senhora nos dê força nos momentos de provação e nos encaminhe ao seu Filho.

“Nestes dias de carnaval, conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me que Deus permita que a humanidade exista”. (Santa Faustina Kowalska diz: Diário, 926).




Tiago Martins da Silva

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval e suas Origens

2 comentários
Carnaval no Mundo                                                                                 
Não se conhece ao certo a origem do carnaval, assim como a origem do nome. Historicamente trata-se de uma festa popular coletiva, transmitida oralmente através dos séculos como herança das festas pagãs, realizadas entre 17 de dezembro (Saturnais - em honra a deus Saturno, na mitologia grega) e 15 de fevereiro (Lupercais - em honra a Deus Pã, na Roma Antiga).

Cada corrente de estudiosos adota uma provável origem. Há os que afirmam que a comemoração do carnaval tem suas raízes em alguma festa primitiva, de caráter orgíaco, realizada em honra do ressurgimento da primavera.

Em certos rituais agrários da Antigüidade (10 mil anos AC), homens e mulheres pintavam seus rostos e corpos, entregando-se à dança, à festa e à embriaguez. Outros autores acreditam que o carnaval tenha se iniciado nas alegres festas do Egito. Os egípcios festejavam o culto à Ísis (2 mil anos AC).

No início da Era Cristã, a Igreja deu uma nova orientação às festividades do carnaval. O Catolicismo não adotou o carnaval, mas deu à festa popular um novo sentido, já que ela foi anexada ao calendário religioso antecedendo a Quaresma. É uma festa de características pagãs que termina em penitência, na dor de quarta-feira de Cinzas.

O Papa Paulo II, no século XV, foi um dos mais tolerantes, permitindo que se realizassem comemorações na Via Lata, rua próxima ao seu palácio.

O baile de máscaras, introduzido pelo papa Paulo II, adquiriu força nos séculos XV e XVI, por influência da Commedia dell'Arte. Era sucesso na Corte de Carlos VI. As máscaras também eram confeccionadas para as festas religiosas como a Epifania (Dia de Reis).

Carnaval no Brasil                                                                              

No Brasil, o carnaval chegou no período da colonização como herança da entrada dos portugueses. Anos mais tarde, no início do século XX, a festa foi incrementada com elementos africanos, que contribuíram na originalidade.

Foi também no Brasil que o carnaval passou a ser um momento oportuno para um encontro pessoal com Deus. Quatro dias de alegria, música e diversão longe dos confetes e serpentinas. Milhares de fiéis católicos se reúnem pelos quatro cantos do país em pequenos ou grandes encontros, promovidos pela Igreja.

Espalhados por todo Brasil, os mosteiros acolhem os fiéis que querem aproveitar a data para reflexão e interiorização. Os grupos de jovens também recebem os que desejam ser renovados pelo amor e pela oração.


Duração das festividades                                                                         

Os dias exatos do início e fim da estação carnavalesca variam de acordo com as tradições nacionais e locais, e têm-se alterado no tempo. Assim, em Munique e na Baviera (Alemanha), ela começa na festa da Epifania, 6 de janeiro (dia dos Reis Magos), enquanto em Colônia e na Renânia, também na Alemanha, o carnaval começa às 11h11min do dia 11 de novembro (undécimo mês do ano).

Na França, a celebração se restringe à terça-feira gorda e à mi-carême, quinta-feira da terceira semana da Quaresma. Nos Estados Unidos, festeja-se o carnaval principalmente de 6 de janeiro à terça-feira gorda (mardi-gras em francês, idioma dos primeiros colonizadores de Nova Orleans, na Louisiana), enquanto na Espanha a quarta-feira de cinzas se inclui no período momesco, como lembrança de uma fase em que esse dia não fazia parte da Quaresma.

No Brasil, até a década de 1940, sobretudo no Rio de Janeiro, as festas pré-carnavalescas se iniciavam em outubro, na comemoração de N. Sra. da Penha, crescia durante a passagem de ano e atingia o auge nos quatro dias anteriores às Cinzas — sábado, domingo, segunda e terça-feira gorda. Hoje em dia, tanto em Recife (Pernambuco), quanto em Salvador (Bahia), o carnaval inclui a quarta-feira de cinzas e dias subseqüentes, chegando, por vezes, a incluir o sábado de Aleluia.


Origem do Nome                                                                                             

As raízes do termo que dá nome à festa de Carnaval também têm sido objeto de discussão. Para uns, a palavra carnaval vem da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações.

Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale!" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TRANSFORMAI-VOS

0 comentários
Já pensou o que vai fazer no carnaval?

Que tal viver algo diferente? 



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Video Oficial Logo JMJ Rio2013

0 comentários

Lançado logo oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Confira abaixo o vídeo Oficial de Lançamento do Logo.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AGRADECIMENTOS

0 comentários
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela vocação e pelo chamado que Ele colocou em meu coração. Agradecer pela sua infinita bondade e por ver, mesmo na pequenez de seus filhos, a tentativa de tornar este mundo um lugar melhor para se viver enquanto esperamos a sua volta gloriosa.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE ACOLHIDA por todos os momentos em que me ensinou como me aproximar das pessoas mesmo sem conhecê-las profundamente, e torna-las próximas como Jesus também era próximo do povo.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE DANÇA por me ensinar que Deus move os corações num ritmo de dança constante e que em cada novo passo Ele nos mostra sua sutileza e sua suavidade.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO por me ensinar que a única forma de levar a presença e salvação de Jesus Cristo para as pessoas se dá quando nós aceitamos primeiramente a sua presença e salvação e perseveramos na intimidade com Ele.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE MÚSICA por todas as vezes que com suaves melodias me ensinou que Deus canta aos corações um canto de alegria e de paz e que muitas vezes também impulsiona os corações com um cantar do Espírito.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE PALHACINHOS por me ensinar que de nada adiantaria anunciar a verdade do Evangelho se nós esquecemos a alegria que vem do Espírito Santo que nos mostra a verdadeira essência do viver cristão.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE PASTOREIO por me ensinar que Jesus vai buscar aqueles que estão longe dos seus cuidados, mas, que também conserva em sua presença aqueles que já estão enraizados na fé.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO por me ensinar a anunciar com toda a ousadia a mensagem do Evangelho que é para nós fonte de conversão e salvação, e também agradeço por fazer manifestar-se em mim um pouco do anúncio Paulino.

Agradeço ao MINISTÉRIO DE TEATRO por me ensinar que todos nós somos diferentes e que em cada situação nas quais nos relacionamos com as pessoas devemos seguir o exemplo de Jesus que se aproximava das pessoas e enxergava nelas a sua particularidade.

Agradeço a coordenação geral deste grupo e desta comunidade por terem me acolhido e por terem me mostrado em todos esses anos que pertencer a Deus é o que realmente vale a pena.

Agradeço de maneira especial ao Irineu, pois, sem dúvida a experiência de vida comunitária que ele me proporcionou e me convidou a viver foi indispensável para o discernimento vocacional.

Agradeço por fim a todos vocês que contribuíram para que este passo de entrar no seminário se realizasse. Espero contar sempre com as orações de vocês para que, a partir delas, Deus confirme a cada dia esta missão que Ele hoje me confia. Comprometo-me a orar por vocês também, onde quer que Deus me envie, para que Ele possa atender meus pedidos e lhes conceda todas as graças necessárias para continuar trilhando o caminho que Ele propõe a cada um de vocês também.

MUITO OBRIGADO!


Seminarista Rafael Moreira
Comunidade Apóstolos
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre