Muitas vezes nós nos perguntamos o que leva uma pessoa a se entregar de corpo e de alma em virtude de uma realidade desconhecida pela razão humana. Como nós podemos entender o mistério da salvação sem lembrar que foi pelo sim de uma mulher, um ser humano como todos nós, que a salvação entrou no mundo?
Colocar Maria num lugar de destaque em nossas vidas infelizmente proporciona muitas discussões entre nós católicos e nossos “irmãos separados” protestantes. Sabemos que Nosso Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador, aquele que deu sua vida na cruz para nos libertar do domínio da morte, mas negar a importância real e concreta de Maria no mistério da Salvação acaba por ofuscar o brilho de Cristo, pois, foi pelo sim de Maria que Jesus assumiu a condição humana, com exceção da realidade de pecado, tornando-se humano como nós.
Quando o Arcanjo Gabriel foi enviado à Maria para anunciar que Deus tinha um plano de salvação para a humanidade e este plano passava por ela, Maria ficou em dúvida sobre como aquilo aconteceria, afinal ela ainda não tinha se casado, podemos imaginar o receio que Maria sentiu. Como a sociedade da época interpretaria essa gravidez fora de um casamento?
Mas a fé dela era maior do que qualquer receio!
Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra
Que exemplo de obediência podemos receber de Maria. Mesmo com toda a realidade da época contra ela, mesmo sabendo o que poderia sofrer por aceitar o chamado de Deus, ela se fez humilde, se colocou no lugar de serva e aceitou o chamado divino.
Quantas vezes na nossa vida nós calamos o nosso “Eu” para ouvir a Deus? Quantas vezes nós nos preocupamos apenas com a nossa vontade e nos esquecemos de saber qual é a vontade de Deus para nós? Queremos estudar muito para ter um bom emprego, queremos ter um emprego melhor a cada dia para ganhar mais. É errado querer ter uma vida estável, uma vida digna? Não! Mas a Palavra de Deus é muito clara: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”.
Esse é o segredo para entendermos a obediência de Maria.
E o Verbo Divino se fez Carne e habitou entre nós
Pelo sim de Maria, Jesus Cristo Nosso Senhor foi apresentado ao mundo. Que graça sublime se a cada dia nos aproximar mais do exemplo de serviço de Maria. Que nós possamos nesse dia entregar todas as nossas dificuldades nas mãos de Maria com a certeza no coração de que ela entregará tudo ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Que nós possamos a cada dia gerar Jesus para as pessoas, que sejamos a cada dia, obedientes a vontade de Deus para nossa vida, esvaziando-se de nós mesmos para que Ele nos preencha.
Sejamos também sacrários do Senhor.
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco e que a intercessão de Maria esteja nos fortalecendo sempre.
Maria mãe de Jesus, rogai por nós!
Rafael Moreira
Comunidade Apóstolos
Postar um comentário